sexta-feira, 26 de março de 2010

Empresas implantarão seus Núcleos de Gestão da Inovação

Contempladas pelo edital PRONIT terão treinamento e consultoria do IEL/SC e UFSC para consolidar seus Núcleos de Gestão da Inovação.
Levar para dentro das empresas a possibilidade de criar núcleos integrados de pesquisa e desenvolvimento, identificar novos gargalos tecnológicos e implementar ferramentas de gestão da inovação são algumas das propostas do programa, que visa ampliar o potencial inovador de Santa Catarina. Dentre as eleitas para receber consultoria, capacitação e recursos de quase R$ 2 milhões captados com subsídios da Finep e Fapesc, estão empresas de São José, Florianópolis, Joaçaba, Lages, Içara, Blumenau, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Tubarão.
Com a implantação da metodologia conhecida como Núcleos de Gestão da Inovação (NUGIN), desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) e Universidade Federal de Santa Catarina, o Pronit pretende estimular a cultura de inovação. O projeto também se propõe a mapear competências das instituições, desenvolver um modelo de referência para gestão de NITs, difundir os mecanismos de proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
Entre os critérios para a classificação das empresas, esteve o investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), a estrutura de P&D, motivação das organizações para implementar a gestão da inovação, envolvimento da direção e disponibilidade da equipe e importância da tecnologia para o negócio. O critério de distribuição regional das vagas também foi considerado.

CONHEÇA AS EMPRESAS CONTEMPLADAS PELO EDITAL:

Automatisa Sistemas Ltda. - São José
A Automatisa, fundada em 2001, atua no desenvolvimento de máquinas e softwares que permitem gravação e corte a laser com precisão nos setores de comunicação visual, calçadista, têxtil, de decoração, etiquetas, entre outros. A inovação de seus produtos está em aliar a tecnologia do laser com a tecnologia exclusiva de processamento e reconhecimento da imagem, chamada de visão artificial. Com esse perfil, a empresa tem conquistado espaço internacional e exporta para países como Portugal, Suécia, Argentina e Colômbia.

C-Pack

Instalada em São José, a C-Pack oferece soluções em embalagens como tubos e tampas, com a aplicação inteligente e sustentável com os melhores recursos disponíveis para a produção. Desde 2002, oriunda de uma iniciativa suíço/brasileira, a empresa investe em inovação no mercado de embalagens plásticas para o segmento cosmético. Hoje a C-Pack conta com 260 colaboradores e capacidade produtiva de 100 milhões de tubos/ ano, capaz de atender os mais rigorosos padrões de qualidade e GMP.

Celulose Irani S.A. – Joaçaba

Há 68 anos no mercado, a Celulose Irani produz celulose, papéis Kraft, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas e móveis de pínus. A empresa visa a preservação da natureza, uso de matérias-primas de garantia controlada e processo produtivo pautado no conceito e prática de desenvolvimento sustentável. Atualmente, divide-se em unidades de negócios como Papel, Embalagem, Móveis, Resinas e Florestal. A Celulose Irani tem unidades de negócios em Vargem Bonita - SC, Indaiatuba – SP, Rio Negrinho - SC, Balneário Pinhal - RS e São José do Norte - RS. Possui escritórios em São Paulo - SP, Joaçaba - SC e matriz em Porto Alegre - RS.

Controlle Soluções Tecnológicas Ltda. - Lages

Empresa genuinamente brasileira, a Controlle é especializada em automação ambiental e industrial. Atualmente, oferece produtos e serviços nas áreas de automação, telemetria e eficiência hidroenergética, customizados às necessidades de seus clientes e baseados em soluções eficazes, inovadoras e de baixo custo. Ao longo dos últimos anos, estabelece parcerias estratégicas com empresas da área tecnológica, tecnicamente complementares e eticamente similares, sempre em busca da evolução contínua de suas soluções. Fundada na cidade de Lages, atende às demandas regionais relacionadas à automatização de processos. Hoje tem clientes em vários Estados do Brasil e em outros países da América Latina.

Ecocicle Ind. e Com. de Reciclados Ltda. - Içara

A Ecocicle iniciou suas atividades em 1999. A empresa produz lonas e embalagens direcionadas para aplicações em segmentos como agricultura, construção civil, transportes e indústrias. É a primeira recicladora de Santa Catarina a operar com a Licença Ambiental de Operações do Estado.




Electro Aço Altona S.A. - Blumenau

Com histórico de inovação que começa ainda em 1924 como uma pequena fundição e oficina de reparos mecânicos, a Electro Aço avançou para o mercado de fundição e usinagem de aço e ligas especiais. Para responder com agilidade aos desafios da globalização, estruturou-se em três unidades em operação, ou seja: Unidade “Repetitivos”, Unidade “Sob Encomenda” e Unidade “Ligas Especiais”. Cada unidade possui sua própria estrutura de produção, mas atua conforme as diretrizes e metas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa.

Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. - Florianópolis

A história do Laboratório Elofar começa ainda em 1964. Atualmente, produz mais de 40 tipos de medicamentos e investem em aparelhos de última geração. A empresa distribui medicamentos para quase todos os Estados brasileiros e, com um laboratório de desenvolvimento e pesquisa, prepara-se para lançar aproximadamente 20 novos produtos no mercado.



Marfim Ind. e Com. de Ferramentas Ltda. - Jaraguá do Sul

A Marfim, no mercado há quase 45 anos, é uma das maiores fabricantes de ferramentas para a construção civil do país. Inicialmente, trabalhava apenas com torneados de madeira. Hoje, o aço e outros insumos também são utilizados na fabricação de marretas, martelos, desempenadeiras, prumos, pás, cavadeiras, níveis e outros produtos. Entre os projetos recentes da Marfim está a Colher de Pedreiro Asa delta - produto ergonômico e econômico que distribui melhor o centro de gravidade e reduz a incidência de lesões por esforço repetitivo; a Pá Ajuntadeira Reta, que, após longa pesquisa de mercado, foi desenvolvida com alto padrão de qualidade e valor similar a um produto inferior da concorrência; e a implantação do Kaizen - estudos constantes dos processos de proteção contra oxidação das peças de aço.

Nema Eletrotécnica Ltda. - Rio do Sul

Fundada em 1988, a Nema atua com o comércio de material elétrico de alta e baixa tensão, industrial, residencial, montagens de quadros elétricos, automação industrial com respaldo técnico da WEG, entre outros.




Raumak Máquinas Ltda. - Jaraguá do Sul

Fundada em 1981, a Raumak é uma empresa de controle familiar que atua no segmento de empacotadoras, enfardadoras e encaixotadoras. Exportando desde 2000, a empresa embarca grande parte de sua produção de máquinas para mais de 40 países, como Peru, Venezuela, Argentina, República Tcheca e Rússia.

Thermosystem Indústria Eletro Eletrônica Ltda. – Tubarão

A ThermoSystem oferece ao mercado soluções inovadoras para o controle da temperatura da água através de produtos racionalizadores de energia elétrica e água que proporcionem conforto ao usuário. A empresa iniciou suas atividades em 1990 produzindo um equipamento eletrônico que ao ser aplicado às duchas e chuveiros elétricos do mercado possibilita o controle linear da potência utilizada no aquecimento da água permitido ao usuário um controle mais eficiente que as tradicionais três temperaturas: inverno, verão e desligado.


Fonte: IEL/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário